
- Este evento já decorreu.
Baleia de Lixo (Trash Whale) – Afonso Castanheira
Novembro 23, 2021 - Março 31, 2022
Gratuito
10m/2,51m/1,68m Uma baleia que foi vítima do excesso de plástico e poluição criada pelo Homem. Foi dar ao fundo do mar, ficou de barriga para cima e o seu corpo transformou-se em cordas de plástico dos pescadores. O seu sangue espalhou-se pelos fundos do mar, atraindo mais poluição e morte pelo oceano adentro. A principal causa de morte das baleias é o factor humano, quer pela poluição, quer pelos radares marinhos, quer pelas grandes embarcações de transporte e de pesca.Todas as semanas, Afonso vai à praia limpar e recolher o lixo criado pelo homem. Com tanta tristeza para recolher, co-criou a Ocean Patrol, uma associação de sustentabilidade e de preservação dos oceanos, sediada no Baleal.
Esta baleia é um exemplo do trabalho que Afonso faz para evitar tanta poluição nos mares: recolher, reutilizar e manifestar. Todo o seu trabalho tem como objetivo revelar e informar, quer pela música, quer pela escultura, os problemas que existem na relação da sociedade com a natureza. O excesso de consumo e o vício das maiores empresas do mundo em quererem manipular a cabeça das pessoas e controlar este planeta, supostamente azul, criando mais plástico e continuando numa produção massiva de produtos de matérias não orgânicas e altamente poluentes. Há uma necessidade extrema de mudar os hábitos humanos, para que o nosso planeta fique mais limpo e que, assim, a fauna e a flora prosperem, evitando a extinção de várias espécies e o aparecimento de novas doenças. O homem tem de saber respeitar a natureza. Só assim poderá haver harmonia, o homem tem de reconhecer que precisa da natureza!
Construção da Baleia de Lixo (Trash Whale)
10m/2,51m/1,68m
🐋 Uma baleia que foi vítima do excesso de plástico e poluição criada pelo Homem. Foi dar ao fundo do mar, ficou de barriga para cima e o seu corpo transformou-se em cordas de plástico dos pescadores. O seu sangue espalhou-se pelos fundos do mar, atraindo mais poluição e morte pelo oceano adentro. A principal causa de morte das baleias é o factor humano, quer pela poluição, quer pelos radares marinhos, quer pelas grandes embarcações de transporte e de pesca.
A Baleia de Lixo foi feita com:
20 paletes, já não usáveis, recolhidas no porto de Peniche e numa fábrica de farinha de peixe (Narciso Dias)
12 tampas de caixas da pesca do cerco recolhidas no Porto de Peniche
8 canas cortadas das falésias do Baleal
12 tubos partidos recolhidos do porto de Peniche
muitos restos de tábuas de madeira apanhadas nas praias
+300 parafusos
+4km de cabos do mar (cordas) recolhidos em limpezas de praia e no porto de Peniche
4 tubos de pvc apanhados em limpezas de praia
2 redes de pesca do cerco, recolhido no porto de Peniche
6 espelhos partidos
2 espelhos inteiros
+20 covos apanhados nas limpezas de praia
1 barril de gasóleo
três painéis de contraplacado marítimo
8 madeiras do mar
bóias, bandeiras, esferovite, sapatos, cotonetes, botas, garrafas, latas, caixas, plástico e muito mais plástico
Foram 5 meses de trabalho feito com a ajuda de pessoas que se interessam pelo bem estar dos nossos mares e que recolheram muita matéria prima para esta criação.