

Faro Pelo Mundo recebe Mariano Marovatto
O artista lança seu disco “Selvagem” no Espaço Espelho D’Agua
Domingo, dia 30 de abril, o projeto Faro Pelo Mundo vai receber o cantor e compositor brasileiro Mariano Marovatto para o lançamento do seu terceiro disco, “Selvagem”, no Espaço Espelho D’Agua.
Mariano Marovatto é um artista luso-brasileiro, nascido no Rio de Janeiro e desde o ano passado vive em Lisboa. Escritor, cantor e compositor, Marovatto vem despontando como uma das figuras chaves de sua geração no Brasil, tanto na literatura quanto na música. Desde a década passada vem gravando alguns discos importantes da cena brasileira como Aquele amor nem me fale (Bolacha, 2010) e Praia (Maravilha 8, 2013). Parceiro musical de Romulo Fróes (um dos compositores responsáveis pelo renascimento de Elza Soares em Mulher do Fim do Mundo), Jonas Sá, Bruno Medina (ex-Los Hermanos), Domenico Lancelotti, entre outros, o Mariano literário não fica atrás: escreveu oito livros, em sua maioria de poemas, o último Vinte e cinco poemas foi escrito em parceria com Francisco Alvim, poeta expoente da contracultura poética brasileira. (Luna Parque, 2015). Também digno de nota é o livro As Quatro Estações (Cobogó, 2015), um ensaio de Mariano sobre o clássico álbum dos Legião Urbana que tornou-se o best-seller da coleção “O Livro do Disco” da editora Cobogó. Marovatto está presente nas principais antologias da recente poesia brasileira.
“Selvagem é o terceiro álbum de canções de Mariano Marovatto, porém nenhuma das canções é sua e sequer possuem uma autoria definida. O repertório em questão foi montado exclusivamente por temas folclóricos brasileiros e portugueses que foram deixados de lado pela linha evolutiva e pela memória musical do grande público nos dois países. As faixas foram escolhidas após extensa pesquisa, etnológica e pessoal. “Selvagem” não se trata apenas de um resgate histórico, mas sim de uma atualização “rebelde”, como quer o cantor, levando em consideração a sonoridade e os outros dois participantes do álbum: Pedro Sá, parceiro de Marovatto, um dos guitarristas mais aclamados do Brasil, colaborador assíduo desde os anos 90 de Caetano Veloso, principal responsável pela trilogia Cê, Zii e Zie e Abraçaço – e, diretamente de Tóquio, a artista vocal Ami Yamasaki, uma das principais expoentes da vanguarda sonora do Japão na atualidade.
O projeto Faro Pelo Mundo promove shows com artistas que representam a boa e nova safra da música contemporânea brasileira. A curadoria artística é da jornalista Fabiane Pereira. O Espaço Espelho d´Água (EEA) é comandado pelo casal Mário Almeida e Mona Camargo, ele angolano e ela brasileira. Com uma localização privilegiada, nas margens do Tejo, em Belém, o EEA oferece aos visitantes uma experiência sensorial única tanto pelo design de interiores como pela vista ímpar para o rio e para a encosta do Restelo e da Ajuda. Para além destes fatores, o espaço tem uma forte componente artística: a calçada portuguesa da entrada, construída a partir de uma obra de Yonamine, a pintura mural de Sol Lewitt – que foi “descoberta” e restaurada durante as obras de requalificação do edifício -, os seis carrinhos de hotel pintados por Pedro Campelo, assim como as casas de banho públicas decoradas com azulejos tradicionais desenhados pelo Estúdio Pedrita. Tudo isto num local banhado pela luz de Lisboa e do Tejo através das amplas janelas do edifício.
Conheça o trabalho de Mariano Marovatto:
Página facebook: www.facebook.com/marovatto
Site oficial: http://www.marovatto.org/
Serviço: Projeto “Faro Pelo Mundo” com Mariano Marovatto
Data: 30 de abril (domingo)
Local: Espaço Espelho D’Agua – Av. Brasília, S/N (ao lado do Padrão dos Descobrimentos)
Horário: 17h
Couvert artístico: 5 euros