
O Espaço Espelho d’Água é um espaço único onde a gastronomia, arte e design, música, audiovisuais e a interculturalidade estão presentes. “Um ambiente artístico e cultural que reflita sobre a relação dos portugueses com o mundo e do mundo com os portugueses”, Mário Almeida (proprietário do Espaço).
O Espaço surge em 2012 quando a Associação de Turismo de Lisboa – ATL, promoveu concurso público para a exploração de parte do edifício, localizado na zona de Belém, em frente ao rio Tejo.
A área reservada à alimentação é o coração de todo o projeto. Envolve cafeteria, bar e petiscaria e um restaurante de cozinha diferenciada. Para elaborar a ementa foi desafiada a prestigiada chef brasileira, Ana Soares, do Mesa III Consultoria, em São Paulo. Foi com muita dedicação, que Ana se inspirou em ingredientes e receitas portuguesas, brasileiras e das outras culturas, como seja Angola e Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé Príncipe em África; Índia, China e Timor, no Oriente para então (re)criar uma ementa de fusão, com pratos e sabores únicos no seu conceito.
O volume da cozinha é todo coberto por um jardim vertical – com 60 espécies de plantas tropicais – foi projetado pelo designer Michael Hellgreen, da Vertical Gardens. Michael criou um jardim que envolve cerca de 100m2 de parede.
Na parede principal do restaurante, na área mais intimista do espaço, uma pintura mural de 3,65 x 6,51 do artista americano Sol Lewitt (de 1990). O painel foi desvendado no processo das obras e restaurado pela empresa Argo.
Ao encontro da relação do espaço com as artes destacam-se diversas intervenções artísticas; entre elas uma calçada portuguesa a partir de um desenho do artista angolano Yonamine na entrada principal do edifício e o painel do artista Sol Lewitt,
Apresentar neste local de Portugal as mais variadas formas de expressão cultural contemporânea dos países que se relacionam historicamente é, sem dúvida, um projeto instigante e o desafio que se anuncia ser o Espaço Espelho d’Água.
O Espaço Espelho d’Água cultural
O EEA propõe-se a criar um espaço onde se desenvolva atividades gastronômicas, exposições de arte e design, fruição de música, cinema e vídeo, entre outras formas de expressão cultural. Tendo presente todo enquadramento histórico do local, e o que ele representa na atual conjuntura mundial, visamos criar um ambiente artístico e cultural que reflita sobre a relação dos portugueses com o mundo e do mundo com os portugueses.
Neste contexto que surgem as NOITES DE JAZZ NO ESPAÇO ESPELHO D’ÁGUA. Uma noite semanal que conjugue p melhor dos dois mundos; juntando a música à gastronomia.
A premissa é muito simples, na verdade: óptima comida, excelente música, um ambiente incrível e um preço muito convidativo.
Para lhe simplificar a vida criámos um menu de jantar (que inclui entradas, prato principal, bebida e sobremesa) + concerto. Se ainda assim quiser jantar por casa e ver apenas o concerto, pode apenas comprar o concerto.
Se é fã de jazz vocal e gosta da música daqueles que gravaram o seu nome na história do género, não deixe de acompanhar a nossa programação.
É com este programa fantástico que aguardamos a sua companhia, para disfrutar de uma experiência diferente, neste espaço único da cidade.
O futuro trará ainda bastantes surpresas.
História
O Pavilhão das Diversões Naúticas/Restaurante “Espelho d´Água”, aberto em 23 de junho de 1940, foi concebido, originalmente, para compor a “Exposição do Mundo Português” que ocorreu entre 23 de junho a 2 de dezembro desse ano.
Desenhado inicialmente pelo arquitecto Antônio Lino, o restaurante foi redesenhado e ampliado por Cottinelli em 1943 e funcionou até 1946 quando ocorreu a sua falência. Foi cedido à Brigada Naval e, em 1980, tornou-se “Belém Clube-Museu”, clube privado. No final da década de 90 foi remodelado novamente e abrigou o restaurante “Espelho d´Agua” e o “T-Club”.
Em 24 de setembro de 2014, o lugar reabriu como “Espaço Espelho d’Agua (EEA)”, atual equipamento turístico, resultado de um concurso público, pela “Associação de Turismo de Lisboa – ATL”.
EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS
http://restosdecoleccao.
EDIFÍCIO ESPELHO DE ÁGUA
http://restosdecoleccao.