
A sexta edição do Festival de Poesia de Lisboa está para acontecer virtualmente entre 12 e 18 de setembro de 2021. O autor homenageado, e presença confirmada, é o escritor moçambicano Mia Couto. O tema do VI FPL é Terra: uma poética de nós, com o objetivo de amarrar as narrativas que estão pelos territórios da língua portuguesa.
Nossa programação já conta com Boaventura de Sousa Santos, Heloísa Buarque de Hollanda, Luz Ribeiro, Ermi Panzo, Elisângela Rita, TRANSarau, Antônio Marinho, entre outros poetas de 6 países diferentes. Serão 9 mesas, 6 saraus, 3 oficinas e 3 espetáculos poéticos, além da Cerimônia de Premiação.
A programação é aberta ao público geral através das redes sociais do Festival, porém é possível se inscrever para obter algumas contrapartidas exclusivas. As inscrições estão abertas até o dia 11 de junho de 2021, e oferecem aos poetas inscritos acesso às três oficinas de criação literária, um espetáculo poético exclusivo, participação no concurso de poesias, publicação do poema na antologia “Terra: uma poética de nós” e ainda três exemplares do livro.
Qualquer pessoa natural de um país de língua portuguesa pode se inscrever, basta ler o regulamento do Festival, preencher o formulário de inscrição e submeter um poema inédito e autoral.
O projeto foi idealizado em 2016 por Jannini Rosa e Carla de Sà Morais, e tem apoio institucional do Instituto Camões desde 2018. A sexta edição tem curadoria assinada por João Innecco.

Mais informações podem ser acessadas na página de instagram @festivaldepoesiadelisboa.