

“Nau” traz dois significados imediatos. O sentido da palavra em si e sua variação sonora vinda da palavra inglesa now.
Nau: designação genérica que até o século XV se aplicava a navios de grande porte.
Now: At the present time, not in the past or future.
Esses são os pilares da exposição-processo da artista plástica brasileira Vitória Frate, que exibe seu trabalho pela primeira vez em Portugal no Espaço Espelho d’Água.
“Primeiro pensei em produzir no Brasil e trazer para Portugal, mas logo mudei de ideia. Meu trabalho tem forte influência urbana e do dia a dia. Além disso, o espaço físico do Espaço Espelho d’Água é maravilhoso. Entendi que gostaria de criar trabalhos nesse e para esse lugar. Aproveitar a influência da luz da cidade, dos espaços mais vazios, do tempo mais lento. Investigar a influência desses fatores sobre a obra. E então surgiu a ideia de usar o espaço não só como uma galeria, mas também como um ateliê aberto, onde artista e público possam se encontrar e trocar também durante o processo criativo.”
Biografia da artista:
Vitória Frate nasceu no Rio de Janeiro, mas passou boa parte da sua vida espalhada pelo mundo. Também já chamou de casa as cidades de São Paulo, Londres e Auckland, e pretende fazer o mesmo com muitas outras. Estudou fotografia expressiva na Auckland University of Technology, na Nova Zelândia; Comunicação Social, na PUC-Rio; e Artes Cênicas, na Universidade da Cidade. Depois de anos dedicada a uma bem-sucedida carreira de atriz, com diversos trabalhos em cinema, televisão e teatro, Vitória sentiu um irrefreável desejo de mudar de rumo e retomar sua nata paixão pela expressão através da imagem. Foi em Berlim, em 2012, observando o comportamento humano e colocando no papel tipos e situações que encontrava que deu-se início a um trabalho singular que explora os limites entre a ilustração e as artes plásticas e se estende pelos mais diversos suportes. De páginas de post-it a grandes muros externos, passando por papel e tela, ela vem investigando as possibilidades de identidade na sociedade contemporânea sob a ótica da pluralidade. Com um impressionante estilo próprio formado e reconhecido, seu vigoroso trabalho ganhou destaque e repercussão imediatos e cada vez maiores. Atualmente, Vitória vive e trabalha entre as cidades do Rio de Janeiro e Lisboa.
Serviço:
Nau por Vitória Frate
Local: Espaço Espelho d’Água
Av Brasília S/N (edifício Espelho d’Água, perto do Padrão dos Descobrimentos) – Lisboa, Portugal.
Data: 12 de abril a 11 de maio de 2018